sábado, 27 de agosto de 2011

Curiosidade sobre nossa História

Durante nossa vida escolar ou em qualquer outra eventualidade, percebemos que o conhecimento histórico repassado pelos livros didáticos nunca foi capaz de abraçar todos os nossos interesses para com o passado. Muitas vezes, o poder que o livro e o professor têm de limitar o nosso conhecimento acaba transformando a História em algo incógnito e, algumas vezes, distante.
Apesar deste visível impasse, vemos que o tipo de conhecimento histórico produzido vem ganhando outros tons e possibilidades. Foi-se o tempo em que o historiador limitava seu campo de conhecimento às grandes instituições, documentos, personalidades e datas. Paulatinamente, os profissionais dessa área vêm descobrindo que existem outras coisas tão ricas e interessantes a serem vasculhadas.
O início desse processo de inovação já começa pelo tipo de documentação a ser utilizada pelos historiadores profissionais. Obras de arte, canções, poesias, romances, esculturas, diários pessoais e, até mesmo, depoimentos gravados vem permitindo outras possibilidades de diálogo e interpretação do passado. Geralmente, essas novas fontes permitem um contraponto às formas clássicas de se ver um determinado fato.
Para aqueles que acessam esta sessão, abrimos a oportunidade para que o usuário desvende alguns mitos e interpretações consolidadas. A título de exemplo, podemos aqui afirmar que os inconfidentes não sonhavam com independência do Brasil ou que os gladiadores romanos não eram tão robustos e violentos como os filmes costumam retratar. Duvida? Acesse os textos dessa “curiosa” sessão e descubra estes e muitos outros fascinantes detalhes do passado.

Estude e verás novas e fascinantes portas a serem abertas neste nosso grande mundo.

sábado, 25 de junho de 2011

Lixo, Agente Poluidor !!!




Antes da Primeira Revolução Industrial as sociedades não enfrentavam problemas com o lixo, até por que os dejetos produzidos na época eram totalmente orgânicos além do mais as cidades eram relativamente pequenas e/ou com pouco contingente de pessoas, devido a isso nesse momento costumava-se enterrar o lixo com intuito de inibir o surgimento de animais hospedeiros de doenças tais como ratos, baratas, moscas entre outros.

No entanto, a partir da Segunda Revolução Industrial as modalidades industriais se modificaram e houve um crescimento significativo na densidade demográfica em escala mundial, esse foi acompanhado pelo processo de urbanização, o aumento da população acelerou o consumo e que automaticamente gerou uma grande quantidade de lixo, visto que após essa revolução novos produtos e materiais foram colocados no mercado.

Na atualidade os municípios que possuem coleta de lixo o levam para um local destinado a esse fim, denominado de lixões, que são verdadeiros depósitos de lixo a céu aberto, existe ainda outra forma de depositar os lixos, chamada de aterro sanitário, esse se difere, pois o lixo é coberto de terra e o solo é compactado.

Os lugares nos quais os lixos são depositados se localizam na periferia dos municípios, mas muitas vezes os lixos são jogados em áreas inadequadas como ruas, galeria pluvial, encostas, mananciais entre outros, isso acontece em bairros que não recebem serviço de coleta de lixo, ou esse é oferecido de forma irregular.

O acúmulo de lixo provoca impacto no meio ambiente comprometendo a fauna e a flora, mas não é somente isso, os dejetos produzem inconvenientes à sociedade:

• A presença de insetos (moscas, pernilongo, escorpião, mosquitos transmissor da dengue etc), além de ratos que propagam doenças como a leptospirose e a peste bubônica.
• A decomposição do lixo provoca um cheiro extremamente desagradável, e também produz um líquido de aspecto escuro que recebe o nome de chorume, que muitas vezes é absorvido pelo solo atingindo o lençol freático tornando-o contaminado.
• O solo e as pessoas que tem contato direto com os dejetos são contaminados com as mais variadas substâncias encontradas no lixo.
• Deslizamentos de encostas.
• Acentua o problema de enchentes no período chuvoso e torna rios e córregos assoreados.
• Devastação da paisagem.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

CCAP Brasil - São José de Macaoca - Madalena - CE


Sociedade Beneficente - Centro Cultural da Arte Popular e de Apoio ao Desenvolvimento Educacional e Social, também designado pela sigla CCAPBrasil, fundada em 20/02/1993, é uma pessoa jurídica de direito privado, sob forma de associação civil, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira, com sede no distrito de São José da Macaoca município de Madalena, Estado do Ceará e foro jurídico no Sertão Central, com atuação em todo território nacional e exterior.

Carlos Emílio Magalhães
Técnico em Agropecuária
Colaborador.